quinta-feira, 26 de julho de 2012

A VIOLEIRA

Professores de Português e Geografia desenvolveram atividades criativas a partir da música A violeira, de Tom Jobim e Chico Buarque.

Foram informados de que esta canção foi inspirada na obra de Luiz Gonzaga, artista sertanejo que influenciou várias gerações de compositores populares, não só pela temática de suas canções, mas pela recriação dos ritmos nordestinos.





Nas aulas de Português, foi feita uma análise desta canção, seguindo:
1. Parâmetros poéticos
Identificar o tema geral da canção.
Identificar o eu poético e seus possíveis interlocutores (quem fala através da letra e para quem fala).
Desenvolvimento: qual a narrativa, que imagens poéticas foram usadas, qual o léxico e a sintaxe predominantes.
Identificar os tipos de rima e as formas poéticas.
Observar se foram utilizados recursos como alegoria, metáfora, metonímia, paródia etc.
2. Parâmetros musicais ( Com o auxílio do instrutor da Banda Marcial)
Melodia: pontos de tensão/repouso melódico.
Arranjo: instrumentos predominantes e sua função no clima geral da canção.
Andamento: rápido ou lento.
Entoação: tipos e efeitos de interpretação vocal, levando-se em conta a intensidade (volume), a tessitura atingida (graves/agudos) e a ocorrência de ornamentos vocais, como falsete ou vibrato.
Gênero musical (geralmente confundido com estilo ou ritmo): samba, pop, rock, baião, xote, xaxado,  etc.
Identificar a possível ocorrência de intertextualidade musical (citação de outras músicas).
(Adaptado de: Marcos Napolitano. História & música – História cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.)
"A violeira" trata do êxodo rural, da migração de nordestinos sertanejos que não podem mais esperar pelo fim da seca e saem, às vezes, sem rumo pelo país.
Nas aulas de Geografia, os alunos localizaram , no mapa do Brasil, a rota que a personagem faz para chegar ao Rio de Janeiro.
 A seguir,observaram como são divididas as regiões do país, introduzindo as diferenças de clima e vegetação entre Sudeste e Nordeste, principalmente. 
os professores comentaram como eram as estradas e os meios de transporte na primeira metade do século XX e explicaram o que é pau-de-arara .



Um comentário:

  1. LETRA E MÚSICA "CELSO LUZ

    "AMOR E LUA"(NO PULSAR DO CORAÇÃO): CELSO LUZ

    ESTRELAS NO MAR
    E DO CÉU A BRILHAR
    ILUMINADO O NOSSO AMOR
    CONVIDADO TODOS PRA DANÇAR

    NESSA LINDA MELODIA
    QUE GONZAGÃO ABENÇOOU
    CANTO PRA LUA TODO DIA
    A DECLARAR O MEU AMOR

    TEM JEITO NÃO, TEM JEITO NÃO
    FAZ PARTE DO MEU DESEJO
    O FOLE É MEU CHAMEGO
    NO PULSAR DO CORAÇÃO

    TEM TOQUE DE ZABUMBA SAPECANDO BEIJOS
    E O MEU SERTÃO A BRILHAR
    OS ANJOS BAILANDO NO CÉU
    E GONZAGÃO TIROU O CHAPÉU
    ;
    é só ver no youtube ........http://youtu.be/Ea3yyOy65rc

    ResponderExcluir