domingo, 29 de julho de 2012

OBJETIVOS


Ø      Conhecer a trajetória do cantor e compositor Luiz Gonzaga.

Ø      Entender como os ritmos nordestinos, a partir de Luiz Gonzaga, penetraram em várias regiões do Brasil.

Ø      Conhecer a vida e a obra de Luiz Gonzaga no contexto da história da música popular  brasileira

Ø      Identificar os problemas sociais do Nordeste a partir da obra do compositor.

4 comentários:

  1. Vou falar um pouco de um dos projetos mais comentados e trabalhados na escola:
    O centenário de Luiz Gonzaga...
    A escola já vem promovendo a algum tempo “projetos” que estimulam a participação dos alunos por toda escola... Já trabalhamos “A cultura Africana” e outros projetos que incentivam os alunos de forma geral.
    E o deste ano foi um dos assuntos mais comentados, por toda escola,todos pensando como iriam elaborar e implementar as suas ideias, elas foram surgindo de todo lado inclusive dos pequeninos, que colaboraram bastante com o “Seminário” organizado pela professora de português, onde as canções foram muito bem analisadas, o que enriqueceu o uso da língua. Todos estavam trabalhando juntos para melhor apresentação possível.
    Depois de ver o trabalho pronto, foram só elogios. Dentro deste contexto, a escola também promoveu uma “Oficina de cerâmica nordestina” para o segundo ano do ensino médio, e acabou que toda a escola queria participar.
    As “obras de arte” ficaram muito bonitas e todos os professores queriam, um pouco dessas “obras”.
    E nós não vamos parar por ai, vamos continuar promovendo “projetos” para melhor desempenho escolar dos alunos, como “Concurso de Dança, Gincana e entre outros”.

    ENILTON JÚNIOR - 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

    ResponderExcluir
  2. NO COMEÇO ESSE PROJETO FOI MUITO COMENTADO NA ESCOLA,PORQUE ATÉ ENTÃO NUNCA TÍNHAMOS FEITO UM TRABALHO DE TÃO ALTO NIVEL, PORÉM TODA ESCOLA PARTICIPOU E CONTRIBUI PARA A REALIZAÇÃO DESSE EVENTO.
    AOS POUCOS, AO COMEÇARMOS A PESQUISAR SOBRE O CONTEÚDO EM QUESTÃO, FOMOS NOS ENTERESSANDO PELA IDÉIA COM MUITA FORÇA DE VONTADE E COM MUITA CRIATIVIDADE FOMOS INVESTINDO NO PROJETO.
    A ESCOLA AJUDOU BASTANTE, INCENTIVANDO NOSSAS IDÉIAS. TRABALHAMOS COM DIFERENTES ÁREAS VOLTADAS PARA O MESMO OBJETIVO COMO POR EXEMPLO DANÇAS, OFICINA DE CERÂMICA NORDESTINA, PESQUISAS, FESTA JUNINA, SARAL LITERÁRIO, ENTRE OUTROS.
    A ESCOLA SE UNIU BASTANTE E TODAS AS DISCIPLINAS PARTICIPARAM,O RESULTADO É CLARO FOI ESPETACULAR DIGA-SE DE PASSAGEM, UMA APRESENTAÇÃO DE TIRAR O FÔLEGO E UMA OPORTUNIDADE DE CONHECERMOS O “REI DO BAIÃO”.
    EU APRENDI E ENSINEI, DANCEI E ENCANTEI O PÚBLICO E FOI UM APRENDIZADO PARA TODOS. QUERO AGRADECER À NOSSA DIRETORA JOANA E A TODA EQUIPE DO NOSSO COLÉGIO POR NOS SURPREENDER MAIS UMA DE TANTAS OUTRAS VEZES E DEIXO AQUI UM RECADO EM NOME DOS ALUNOS DO C.E.CEL.FRNCISCO RIBEIRO DA MOTTA VASCONCELLOS QUE A EXPERIÊNCIA NÃO FOI A PRIMEIRA MAS FOI ÚNICA.
    PARABÉNS A TODOS QUE CONTRBUIRAM E AJUDARAM NESSA REALIZAÇÃO, MUITO OBRIGADO.

    MATHEUS DOS SANTOS SILVA - 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

    ResponderExcluir
  3. Sobre o projeto “Conhecendo o Nordeste através do Rei do Baião”

    Como representante da área pedagógica do C. E. Cel. Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos, sinto-me muito a vontade para comentar.
    Após determinarmos que este seria o tema do nosso projeto para o 1° semestre ,nos reunimos e colocamos no papel algumas idéias.
    A proposta de se trabalhar com projetos proporciona um ambiente favorável ao saber. No nosso caso, estudando Luiz Gonzaga, nossos alunos puderam conhecer melhor a região nordeste. Em geografia: os rios ,relevo, clima, população, situação econômica. Em Ciências foi trabalhado a água e usinas hidrelétricas, tipos de alimentos . Em Português alguns escritores nordestinos, a poesia das letras de Luiz Gonzaga. Além é claro do folclore Nordestino. Que tema rico tínhamos nas mãos!
    Quero deixar registrado aqui meu agradecimento aos professores que foram imprescindíveis para o sucesso do projeto.
    A professora Juliana de Português com o Café Cultural e seminário. A professora Fernanda de matemática que conseguiu encaixar a matéria no projeto,criando uma prova temática. Ao nosso Apoiador Cultural Dudu, que trabalhou o tema em algumas turmas através de colagem e mais uma vez se superou apresentando coreografias maravilhosas e criativas na culminância do projeto. A professora Regina Lisboa de geografia que fez um ótimo trabalho com mapas com o 6°ano. As professoras Ilda e Eliane incansáveis em ajudar a todos, sempre dispondo de tempo para os alunos em suas pesquisas e dúvidas com informática. Responsáveis pela organização deste evento dinâmico e prazeroso .
    A todos os professores que não foram citados, mas que contribuíram para o sucesso do nosso projeto criando e adequando suas atividades.
    As nossas diretoras Joana e Clenice ,indispensáveis para o sucesso da festa de culminância do nosso projeto. Contribuindo também com ideias e sugestões.Podemos concluir que depois disso tudo, se preguntarmos a qualquer aluno de nossa escola quem foi Luiz Gonzaga eles saberão responder. Não serão repostas prontas de um livro, mas de sua vivência com o projeto. Acreditamos que aprendizagem é isso!
    Não podemos dizer que tudo foi maravilhoso sempre, claro que não! È isso que torna o trabalho mais interessante e nunca monótono.
    Acreditamos que para tornar o ser humano melhor e mais aberto a novos olhares temos de possibilitá-lo a encontrar novas alternativas de leitura do mundo e esta leitura perpassa pelos valores éticos, estéticos,históricos, filosóficos e culturais sem que seja preciso abandonar o senso comum. Neste sentido, acreditamos que projetos como este são uma oportunidade real do nosso aluno e porque não dizer, do professor, interagir com a realidade, colocando e cada atividade sua visão de mundo.

    Rosângela Feitosa - Professora Orientadora

    ResponderExcluir
  4. LETRA E MÚSICA "CELSO LUZ

    "AMOR E LUA"(NO PULSAR DO CORAÇÃO): CELSO LUZ

    ESTRELAS NO MAR
    E DO CÉU A BRILHAR
    ILUMINADO O NOSSO AMOR
    CONVIDADO TODOS PRA DANÇAR

    NESSA LINDA MELODIA
    QUE GONZAGÃO ABENÇOOU
    CANTO PRA LUA TODO DIA
    A DECLARAR O MEU AMOR

    TEM JEITO NÃO, TEM JEITO NÃO
    FAZ PARTE DO MEU DESEJO
    O FOLE É MEU CHAMEGO
    NO PULSAR DO CORAÇÃO

    TEM TOQUE DE ZABUMBA SAPECANDO BEIJOS
    E O MEU SERTÃO A BRILHAR
    OS ANJOS BAILANDO NO CÉU
    E GONZAGÃO TIROU O CHAPÉU
    ;
    é só ver no youtube ........http://youtu.be/Ea3yyOy65rc

    ResponderExcluir